NavegandoComo navegar nos cursos de Astroletiva

Você está entrando agora no fascinante universo da educação à distância? Não se assuste: este tutorial dá uma ideia bem clara de como navegar nos cursos da Escola Astroletiva. Aqui você terá uma boa noção de nossa metodologia inovadora e dos recursos e ferramentas que colocamos à sua disposição.

Lições e testes interativos

Os cursos de Astroletiva estão organizados em BLOCOS, que, por sua vez, se dividem em LIÇÕES e, eventualmente, FÓRUNS e outros recursos. Cada lição é dividida num certo número de páginas de texto, e, em alguns pontos, você terá de responder a pequenos testes de verificação, a maioria com questões de múltipla escolha.

Em educação à distância, as avaliações têm uma função bem mais ampla e bem mais positiva do que no ensino presencial. Os testes devem ser entendidos como um recurso de auto-instrução e têm a finalidade de dar a você um feedback imediato de seu desempenho. Para cada opção errada que você assinalar, surgirá, na maioria das vezes, um comentário personalizado que trará dicas sobre o conteúdo ou chamará sua atenção para pontos que precisam ser considerados. Assim, você aprende por tentativa e erro e, ao encontrar a resposta correta, recebe sinal verde para passar adiante.

Na maioria das lições, as questões permitem até duas tentativas de resposta. Ultrapassado esse limite, você deve seguir adiante. Contudo, o ideal é que, ao perceber dificuldades em determinado lição, você volte a fazê-la por inteiro, relendo o material didático e refazendo as questões. A média da nota em cada lição pode ser o melhor desempenho entre várias tentativas (no caso de lições particularmente difíceis) ou a média de todas as tentativas (no caso das lições mais fáceis).

O importante não é aprender rápido, mas sim com segurança. Por isso, os cursos de Astroletiva foram pensados de forma que você tenha várias ocasiões de testar conhecimentos e colocá-los em prática. E mais: a estrutura do curso permite o compartilhamento de percepções e descobertas, transformando a experiência individual numa experiência de grupo. Você pode aprender com gente que compartilha interesses semelhantes em qualquer lugar onde exista um computador e um acesso à internet.

Mesmo que você já estude Astrologia há algum tempo ou já a utilize profissionalmente, é provável que se surpreenda com algumas abordagens e descubra que velhos temas podem ter novas perspectivas.

Na maioria dos cursos, as lições nos tópicos de 1 a 3 estão totalmente disponíveis desde seu primeiro acesso. Você pode explorá-las à vontade e fazê-las na sequência que preferir. Entretanto, a melhor estratégia - especialmente se você for principiante - é seguir as lições em sua ordem natural, do tópico 1 em diante. Já as lições dos tópicos mais avançados só podem ser acessadas se você cumprir os pré-requisitos, o que significa dizer: fazer as lições dos tópicos anteriores e obter um desempenho correspondente a 60% de acertos nos exercícios.

Algumas lições são complementadas por material audiovisual, como arquivos de vídeo e de áudio. Quando houver um vídeo, sugerimos que você aperte de imediato o botão "play" e logo depois o botão de pausa (é o mesmo botão, que muda de forma). Assim, o vídeo carregará em segundo plano, enquanto você volta ao início da página e lê o texto. Na hora da execução, não haverá aqueles "engasgos" que são comuns quando o vídeo está sendo carregado e executado ao mesmo tempo.

Entendendo a página de abertura (sumário) de cada curso

Tela de aberturaO que você vê é uma típica tela de abertura dos cursos de Astroletiva. É muito fácil navegar por ela. Vamos entender os recursos:

1 - A Programação mostra o sumário do curso, bloco por bloco, lição por lição. O fluxo, do início até o encerramento, está indicado pela seta azul. Cada título é um link, e você pode acessar qualquer parte do curso direto da tela de abertura (em alguns casos, o acesso só estará liberado depois do cumprimento dos pré-requisitos, como a realização da lição anterior).

Todos os cursos de Astroletiva têm, no início, um Fórum de Notícias, uma página de ajuda e uma nota de direitos autorais. Nos blocos finais, sempre há um Fórum Geral e os links para emissão de certificados.

2 - Atividades - É um box de acesso rápido aos vários tipos de atividade existentes em cada curso: lições, fóruns, certificados etc.

3 - Caixa de busca - Utilíssima para pesquisar se determinado assunto já foi discutido nos fóruns. Observe que a caixa de busca só pesquisa nos fóruns, não no texto das lições.

4 - Administração - No link Notas você acessa suas notas lição por lição, assim como a média geral alcançada. A tela é muito útil para verificar lições pendentes (ainda sem nota), oferecendo também links diretos para cada uma.
O link Perfil dá acesso à tela de alteração de suas informações cadastrais. Há ainda um link para cancelar sua assinatura no curso, caso você tenha terminado todas as atividades antes do prazo de inscrição e não queira receber novas mensagens.

5 - Meus cursos - Se você estiver inscrito em vários cursos ao mesmo tempo, pode utilizar este box para alternar de um curso para outro, sem preciso fazer novo login.

6 - Últimas Notícias - Apresenta uma chamada para as notícias postadas pela equipe de Astroletiva no Fórum de Notícias.

7 - Atividade recente - Lista todas as novidades do curso nos últimos dias e oferece links para elas. Se os autores criaram um novo recurso ou alteraram qualquer página, você verá um aviso aqui.


Utilizando os fóruns - Contato com instrutores e colegas

Os fóruns são o principal recurso de comunicação que você tem com os instrutores e com os demais participantes do curso. Existem dois tipos de fórum:

Fórum de Notícias - É de uso exclusivo da equipe de Astroletiva e serve apenas para orientações esporádicas de caráter administrativo e interesse geral. Assim, ao receber por e-mail um aviso de que há novidades no fórum, não deixe de ler!

Fórum Geral - O fórum geral (alguns cursos têm mais de um) é a principal ferramenta de troca de ideias com os instrutores e com os demais participantes. Seu funcionamento é semelhante ao de grupos de discussão como as comunidades do Orkut e outras redes sociais. Para enviar sua mensagem, você pode abrir um tópico novo ou clicar no botão "responder", num tópico já existente.

Assinar ou não assinar? - Se você for assinante de um fórum, receberá uma cópia por e-mail de todas as mensagens postadas naquele fórum, seja pelo instrutor, seja por qualquer outro participante. Na maioria das vezes, o ideal é que você opte pelo status de assinante, já que assim sempre receberá uma mensagem avisando sobre novas postagens. Contudo, se o fórum tiver um movimento excessivo, você pode optar por cancelar a assinatura. Isto significa apenas que você não receberá novos e-mails a cada postagem, podendo, contudo, acessar as mensagens normalmente através do site do curso.

As imagens abaixo mostram a localização dos links para assinatura e cancelamento de mensagens, sempre no canto superior direito da tela de abertura de cada fórum (lembrando que cada fórum tem controle de assinaturas independente).

Recebendo mensagens


Suspendendo

Consultando o acervo

Observe que, na página de abertura do curso (sumário) e na página de abertura do fórum há uma caixa de busca. Antes de submeter uma dúvida pelo fórum, experimente usar a caixa de busca para verificar se já existem discussões sobre o mesmo assunto. Explorando o acervo de mensagens, você tem à disposição um utilíssimo repositório de conhecimentos construído por instrutores e participantes de diversas turmas anteriores.

Duração do curso

Faça o curso no seu próprio ritmo, mas tente manter uma constância de acesso. Para completar o curso em um mês, você precisará dedicar aproximadamente 32 horas à leitura do material e à realização dos exercícios, ou seja, aproximadamente 1 hora e 30 minutos por dia, 5 dias na semana. Para completar o curso em seis semanas (um mês e meio) você precisará de 1 hora por dia.

O prazo de duração de sua inscrição é de 50 dias, a partir da data de seu primeiro acesso. Faltando alguns dias para a desinscrição, você receberá um aviso automático. Se ainda não tiver completado todas as atividades e necessitar de uma prorrogação de dez dias, solicite aos instrutores.

Observe que a duração do curso é padronizada, e não depende da emissão de certificado (ver mais abaixo). Você pode, por exemplo, completar o curso em 25 dias e emitir o certificado, mas sua inscrição não será encerrada antes de 50 dias. Se você quiser fazê-lo manualmente, utilize o link de desinscrição.

Novas inscrições no mesmo curso

Astroletiva garante a você o direito de repetir o mesmo curso quantas vezes desejar, sem pagamento adicional. Basta que o curso esteja na programação do mês e que você envie uma solicitação para a secretaria (secretaria@astroletiva.com.br). Você pode ter três motivos para repetir um curso: revisão de conceitos, acesso a atualizações periódicas (sim, nossos cursos periodicamente passam por revisões e acréscimos) e possibilidade de participar das discussões do fórum.

Desde que você utilize o mesmo login da primeira inscrição, seu histórico de atividades será recuperado, de forma que você não precisará, por exemplo, refazer exercícios já realizados.

Emissão de certificado

No último bloco do sumário você verá dois links para emissão de certificado: um para quem obteve média final entre 90% e 99,9%, e outro exclusivamente para quem obteve média de 100%. O certificado é o mesmo, mas, por uma característica do sistema, a nota 100 precisa ser tratada à parte.

Observe que, além da média igual ou superior a 90 (lembre que você pode repetir uma lição várias vezes, até alcançar um desempenho elevado), são necessários ainda alguns pré-requisitos:

a) todas as lições devem ter sido cumpridas até o final, com realização de todos os exercícios e atividades;

b) a nota mínima em cada lição deve corresponder a 60% dos pontos possíveis.

Se o sistema avisar que você não cumpre todos os requisitos, entre no link "Notas", na barra lateral do sumário, e verifique se você tem nota em todas as lições do curso. Para facilitar, a partir da própria tela de notas você encontra links diretos para atividades pendentes.

Bem-vindo(a) a Astroletiva. Esperamos que nossos cursos sejam úteis.

Última atualização: tera, 12 outubro 2010, 22:54